Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Causas da instabilidade no ombro

Causas da instabilidade no ombro

Existem duas principais causas do deslocamento do ombro: as traumáticas (exemplos: acidentes automobilísticos, esportes de contato – futebol, basquete, boxe, etc.)  e as atraumáticas (exemplos: frouxidão ligamentar, lesões prévias ou esportes sem contato com grande mobilização da articulação – natação, tênis, etc.). A probabilidade de o ombro voltar a “sair do lugar” vai depender da: idade, tipo de esporte, presença de frouxidão articular, natureza do evento inicial.

Em casos de luxações traumáticas, o deslocamento do ombro é provocado por uma causa externa, como sofrer um trauma direto no ombro ou depois de uma queda. Nestes casos, a lesão ocorre na estrutura cartilaginosa que circunda a glenóide labrum glenoidal) e  ajuda a manter  a cabeça do úmero dentro da articulação. 

Já em quadros atraumáticos, não necessariamente ocorre um trauma. O paciente pode ter características anatômicas que não permitem manter a estabilidade do ombro. Um exemplo é a condição de frouxidão ligamentar, que é quando os ligamentos possuem uma hiperelasticidade, deixando a articulação mais solta, causando luxações de repetição.

 

Tipos de instabilidade no ombro

O ombro pode “sair do lugar” em sentidos diferentes: 

para trás (casos raros); 
para baixo (mais raro ainda); 
e para frente, chamado de anterior (é o mais comum).
 

Diagnóstico

O diagnóstico de instabilidade no ombro é clínico, baseado na história clínica do paciente e no seu exame físico. Exames complementares de imagem podem ser  importantes. 

 

Tratamento

O tratamento dependerá de vários fatores: idade, número de episódios, lesão óssea, tipo de esporte praticado. 

Pacientes com frouxidão articular ou multidirecionais – tendem a responder bem ao tratamento fisioterápico, assim como pacientes acima dos 30 anos de idade com apenas 1 ou 2 episódios de luxação traumática. 

Praticantes de esportes de contato ou de alto rendimento com instabilidade recorrente, de 20 anos ou menos – o tratamento cirúrgico oferece melhores resultados. Naqueles em que haja uma perda óssea pequena, o tratamento artroscópico da lesão ligamentar oferece bons resultados. 

Pacientes com perda óssea importante ou praticantes de esportes de contato de alto rendimento – a cirurgia aberta tem maiores chances de sucesso. 

 

Um especialista em cirurgia do ombro e cotovelo poderá definir qual a melhor opção para cada perfil de paciente e lesão. O Grupo de Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Hospital Madre Teresa fornece atendimento personalizado aos seus clientes, discutindo todas as possibilidades de tratamentos disponíveis.

Últimas Notícias

Fraturas em crianças: quais os cuidados necessários?

21/08/2020

Fraturas em crianças e adolescentes evoluem de forma diferente das fraturas em adultos. Os motivos são diversos e podem incluir as características anatômicas do osso nessa faixa etária, o potencial de crescimento dos mais novos, a correção espontânea de algumas deformidades e a resposta das partes moles às lesões.

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre a epicondilite lateral do cotovelo

21/08/2020

Você já ouviu falar em epicondilite lateral do cotovelo? Provavelmente você conhece esta condição pelo seu nome popular: cotovelo de tenista. Esta afecção é uma das causas mais comuns de dor no cotovelo mas, no que, de fato, consiste o problema?

Ver mais

Manguito rotador: conheça as lesões mais comuns e seus tratamentos

21/08/2020

O manguito rotador é uma estrutura que envolve a cabeça do úmero, parte superior do osso do braço, que se articula à escápula. O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor, além dos respectivos tendões.

Ver mais

Os perigos do overtraining

21/08/2020

Praticar exercícios é uma recomendação feita por médicos de várias especialidades. prática de esportes é vista como algo benéfico para a saúde, com vários efeitos positivos, até mesmo para o humor.

Ver mais

Conheça 3 exercícios para reduzir dores no ombro

21/08/2020

A dor no ombro é um sintoma ortopédico que não escolhe sexo, idade ou profissão. Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer com ela em algum momento da vida, devido a padrões posturais na rotina de trabalho, à intensidade de treinos esportivos ou por questões anatômicas individuais.

Ver mais

Convênios

Bradesco Saúde
CASSEMS
Força Aérea Brasileira
FUSEX
GEAP Saúde
IMPCG
Marinha do Brasil
OMINT
Santa Casa Saúde
Saúde CAIXA
UFMS
Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp