Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Tudo o que você precisa saber sobre a epicondilite lateral do cotovelo

Tudo o que você precisa saber sobre a epicondilite lateral do cotovelo

Você já ouviu falar em epicondilite lateral do cotovelo? Provavelmente você conhece esta condição pelo seu nome popular: cotovelo de tenista. 

Esta afecção é uma das causas mais comuns de dor no cotovelo mas, no que, de fato, consiste o problema?

O que é a epicondilite lateral do cotovelo 
Na articulação do cotovelo, existem três ossos: a ulna e o rádio, que compõem os  ossos do antebraço, e o úmero, que é o osso do braço. Na porção inferior do úmero existem duas saliências ósseas, chamadas de epicôndilos. O epicôndilo lateral se encontra na face lateral do cotovelo e o epicôndilo medial se encontra na parte interna do cotovelo. 

O epicôndilo lateral é o local de origem de vários músculos, que se ligam a esta estrutura através de seus tendões. Possíveis lesões nestes tendões podem resultar em microrupturas, cujas falhas no processo de reparação podem levar a um processo degenerativo. 

Assim, a epicondilite lateral do cotovelo é uma síndrome dolorosa, causada pelo processo degenerativo dos tendões localizados no epicôndilo lateral, em especial o  extensor radial curto do carpo. 

Quem é afetado por este problema?
Ao contrário do que o nome “cotovelo de tenista” sugere, esta condição não é exclusiva a tenistas. Apenas uma pequena porcentagem dos pacientes que apresentam este problema são praticantes deste esporte, cerca de 5%. A maior parte dos afetados, na verdade, são trabalhadores com idade entre 40 e 50 anos. 

A epicondilite lateral do cotovelo aparece com frequência em pessoas cujas profissões e práticas esportivas envolvem movimentos repetitivos de supinação do antebraço e extensão do cotovelo. Por outro lado, o problema também é visto em pessoas que têm um estilo de vida sedentário. 

Vale a pena mencionar que as causas da epicondilite lateral do cotovelo podem ser multifatoriais e ainda não são totalmente elucidadas.

Quais são os sintomas da epicondilite lateral do cotovelo
O principal sintoma desta afecção é a dor na lateral do cotovelo, que pode irradiar para os músculos do antebraço e se agravar durante a realização de alguns movimentos da articulação. 

Além disso, o paciente pode experimentar perda de força e consequente dificuldade para segurar objetos. 

Todos estes sintomas da epicondilite lateral do cotovelo podem levar à dificuldade de realização de tarefas cotidianas e à perda de qualidade de vida.

Tratamento
Existem diferentes modos de tratar a epicondilite lateral do cotovelo. Os tratamentos conservadores são recomendados com maior frequência e podem envolver repouso, imobilização do membro, medicação, fisioterapia, terapia por ondas de choque  infiltração com corticoide.

Já os tratamentos cirúrgicos são normalmente indicados para casos onde as dores e os prejuízos à realização de atividades diárias persistem após o tratamento conservador. Os procedimentos realizados podem ser abertos ou endoscópicos (ou artroscópicos). 

De qualquer modo, a recomendação de tratamento deverá ser feita por um profissional. Por isto, se você estiver sentindo dores no cotovelo, marque uma consulta com um ortopedista especialista em cotovelo, para que ele avalie o seu caso e proponha a opção de tratamento mais adequada para você. 

Últimas Notícias

Fraturas em crianças: quais os cuidados necessários?

21/08/2020

Fraturas em crianças e adolescentes evoluem de forma diferente das fraturas em adultos. Os motivos são diversos e podem incluir as características anatômicas do osso nessa faixa etária, o potencial de crescimento dos mais novos, a correção espontânea de algumas deformidades e a resposta das partes moles às lesões.

Ver mais

Causas da instabilidade no ombro

21/08/2020

Existem duas principais causas do deslocamento do ombro: as traumáticas (exemplos: acidentes automobilísticos, esportes de contato – futebol, basquete, boxe, etc.) e as atraumáticas (exemplos: frouxidão ligamentar, lesões prévias).

Ver mais

Manguito rotador: conheça as lesões mais comuns e seus tratamentos

21/08/2020

O manguito rotador é uma estrutura que envolve a cabeça do úmero, parte superior do osso do braço, que se articula à escápula. O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor, além dos respectivos tendões.

Ver mais

Os perigos do overtraining

21/08/2020

Praticar exercícios é uma recomendação feita por médicos de várias especialidades. prática de esportes é vista como algo benéfico para a saúde, com vários efeitos positivos, até mesmo para o humor.

Ver mais

Conheça 3 exercícios para reduzir dores no ombro

21/08/2020

A dor no ombro é um sintoma ortopédico que não escolhe sexo, idade ou profissão. Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer com ela em algum momento da vida, devido a padrões posturais na rotina de trabalho, à intensidade de treinos esportivos ou por questões anatômicas individuais.

Ver mais

Convênios

Bradesco Saúde
CASSEMS
Força Aérea Brasileira
FUSEX
GEAP Saúde
IMPCG
Marinha do Brasil
OMINT
Santa Casa Saúde
Saúde CAIXA
UFMS
Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp