Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Manguito rotador: conheça as lesões mais comuns e seus tratamentos

Manguito rotador: conheça as lesões mais comuns e seus tratamentos

O manguito rotador é uma estrutura que envolve a cabeça do úmero, parte superior do osso do braço, que se articula à escápula. O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor, além dos respectivos tendões. Esta estrutura, em conjunto com ligamentos e a arquitetura óssea, é responsável pela estabilidade articular do ombro e pelos movimentos desta área e, por desempenhar funções tão importantes e ser a articulação de maior mobilidade do corpo humano, devemos ficar atentos a lesões na região.

 

As lesões do manguito rotador não são restritas a atletas: podem acontecer por diversos motivos e em pessoas de diferentes idades.

 


As principais causas de lesão no manguito rotador são:

 

Degeneração dos tendões: esta é a causa mais comum das lesões no manguito rotador. As mudanças que acontecem com o avanço da idade, como a diminuição da quantidade de fibras de colágeno nos tendões e alterações na vascularização da estrutura, além das diferentes atividades realizadas no dia-a-dia, ao longo do tempo, podem levar a um desgaste dos tendões.


Esforço repetitivo e impacto de estruturas articulares: a prática repetitiva de certos movimentos, que exigem muito da articulação, podem ocasionar a inflamação e até mesmo a ruptura dos tendões do manguito rotador.


Traumas: podem acontecer por diferentes motivos, desde lesões ocorridas durante a prática de uma atividade física, até acidentes, como uma queda na qual a pessoa utiliza as mãos ou ombros para se proteger. 

 


Sintomas mais comuns


Como as lesões são variadas, os sintomas também podem diferir de um caso para outro. Entre os sintomas mais comuns de lesões no manguito rotador, estão:

 

Dores no ombro, que podem irradiar desde a região escapular, para o braço ou para a  região do pescoço, podendo se agravar à noite (relacionado à posição do ombro durante o sono).

 


Dificuldades de movimentar o ombro


Perda de força e dificuldade para carregar objetos. 
 

 

Diagnóstico e tratamento


Para realizar o diagnóstico, o médico ortopedista leva em consideração o histórico clínico do paciente, além dos exames físicos e os exames de imagem, como raio x e ressonância magnética, por exemplo. 

 

Em alguns casos, remédios para diminuição do desconforto, além de repouso, eventualmente com o uso de tipóia por curto período podem aliviar os sintomas. Fisioterapia, reforço muscular e exercícios regulares também podem ser indicados para a manutenção da saúde da articulação.

 

Em outros casos, porém, os tratamentos citados anteriormente podem não surtir efeitos satisfatórios. Nestas situações, é possível que tratamentos cirúrgicos sejam recomendados. As técnicas variam de acordo com o tipo e gravidade da lesão. 

 

Quando o paciente não procura tratamento apropriado, uma lesão leve pode evoluir, criando problemas mais graves. Por isso, é importante estar atento à saúde do próprio corpo, e buscar o auxílio de um especialista, caso apareça algum indício de que algo está errado, como dor ou dificuldades de movimentação, por exemplo.

Últimas Notícias

Fraturas em crianças: quais os cuidados necessários?

21/08/2020

Fraturas em crianças e adolescentes evoluem de forma diferente das fraturas em adultos. Os motivos são diversos e podem incluir as características anatômicas do osso nessa faixa etária, o potencial de crescimento dos mais novos, a correção espontânea de algumas deformidades e a resposta das partes moles às lesões.

Ver mais

Causas da instabilidade no ombro

21/08/2020

Existem duas principais causas do deslocamento do ombro: as traumáticas (exemplos: acidentes automobilísticos, esportes de contato – futebol, basquete, boxe, etc.) e as atraumáticas (exemplos: frouxidão ligamentar, lesões prévias).

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre a epicondilite lateral do cotovelo

21/08/2020

Você já ouviu falar em epicondilite lateral do cotovelo? Provavelmente você conhece esta condição pelo seu nome popular: cotovelo de tenista. Esta afecção é uma das causas mais comuns de dor no cotovelo mas, no que, de fato, consiste o problema?

Ver mais

Os perigos do overtraining

21/08/2020

Praticar exercícios é uma recomendação feita por médicos de várias especialidades. prática de esportes é vista como algo benéfico para a saúde, com vários efeitos positivos, até mesmo para o humor.

Ver mais

Conheça 3 exercícios para reduzir dores no ombro

21/08/2020

A dor no ombro é um sintoma ortopédico que não escolhe sexo, idade ou profissão. Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer com ela em algum momento da vida, devido a padrões posturais na rotina de trabalho, à intensidade de treinos esportivos ou por questões anatômicas individuais.

Ver mais

Bursite no ombro: causas, sintomas e como tratar

11/08/2021

Você já ouviu falar na bursite do ombro? Comumente confundida com a tendinite, essa condição é conhecida por prejudicar significativamente a qualidade de vida do paciente. Afinal, ela restringe a mobilidade e também pode causar dor, dificultando para que o indivíduo realize suas tarefas do dia a dia.

Ver mais

Tendinite no ombro: causas, sintomas e como curar

11/08/2021

A tendinite no ombro é não apenas um inconveniente que pode prejudicar a sua qualidade de vida, como também um problema de saúde que deve ser tratado. Além de ser um problema doloroso, negligenciar o tratamento também pode fazer com que a sua condição piore e, no futuro, sejam necessárias medidas mais drásticas para resolver o problema.

Ver mais

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio FUSEX
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Está com Dores? Fale comigo!

Dores na Coluna, Ombro e Cotovelo.