Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Conheça 3 exercícios para reduzir dores no ombro

Conheça 3 exercícios para reduzir dores no ombro

A dor no ombro é um sintoma ortopédico que não escolhe sexo, idade ou profissão. Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer com ela em algum momento da vida, devido a padrões posturais na rotina de trabalho, à intensidade de treinos esportivos ou por questões anatômicas individuais.

 

Isso acontece porque o ombro é uma articulação complexa, na qual a interface entre as estruturas ósseas que se unem é mínima. Assim, o suporte articular é garantido na sua maior parte pelos ligamentos, músculos e cápsula articular.

 

Esse arranjo confere ao ombro uma enorme amplitude de movimento mas, por outro lado, também acarreta maior propensão a dores, lesões e outros problemas.

 

Por isso, quando persistente, a dor no ombro é um sintoma que não deve ser ignorado. Quando não tratado da forma correta, o problema pode evoluir para quadro mais graves como tendinite ou bursite.

 

Para controlar com a dor no ombro mais esporádica e para tratar de forma conservadora o incômodo mais persistente, alguns exercícios são uma ótima alternativa. Conheça 3 deles a seguir.

 

Abdução de ombro (elevação lateral)
A abdução de ombro, também conhecida como elevação lateral, é um movimento importante para o fortalecimento da musculatura.

 

De pé, com a coluna lombar bem encaixada e o abdômem contraído, você deve abrir e fechar os braços, acompanhando a linha lateral do corpo. A palma da mão deve ser mantida pra baixo durante o movimento.

 

Neste exercício, é preciso ter atenção para não ultrapassar a altura da linha do ombro. Esse é o limite para a realização do movimento. Você deve fazer três séries de dez repetições com cada braço.

Alongamento posterior
O alongamento é um exercício extremamente eficaz no combate à dor e deve ser feito dentro de um limite confortável. Forçar demais as estruturas musculoesqueléticas não é recomendado.

 

De pé, posicione-se de costas para o batente de uma porta. Apoie a mão no batente, voltando o braço para trás e mantendo o cotovelo bem esticado. Em seguida, faça um movimento suave no sentido contrário ao do braço, sentindo alongar a musculatura medial.

Alongamento anterior
O alongamento anterior também é feito na posição de pé; o braço que será alongado é posicionado junto ao tronco, bem acima do peitoral. Com o outro braço, você faz uma pressão no sentido do próprio corpo, sentindo alongar a parte lateral do ombro.

 

Nos dois tipos de alongamento, basta fazer três repetições em cada braço, contando 30 segundos em cada uma delas. Não se esqueça de manter a respiração durante todo o exercício, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca.

 

Para saber exatamente o que está causando a dor no ombro e tratar o problema de forma adequada, a orientação é uma só: procure atendimento em um centro especializado em ortopedia e traumatologia.

Últimas Notícias

Fraturas em crianças: quais os cuidados necessários?

21/08/2020

Fraturas em crianças e adolescentes evoluem de forma diferente das fraturas em adultos. Os motivos são diversos e podem incluir as características anatômicas do osso nessa faixa etária, o potencial de crescimento dos mais novos, a correção espontânea de algumas deformidades e a resposta das partes moles às lesões.

Ver mais

Causas da instabilidade no ombro

21/08/2020

Existem duas principais causas do deslocamento do ombro: as traumáticas (exemplos: acidentes automobilísticos, esportes de contato – futebol, basquete, boxe, etc.) e as atraumáticas (exemplos: frouxidão ligamentar, lesões prévias).

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre a epicondilite lateral do cotovelo

21/08/2020

Você já ouviu falar em epicondilite lateral do cotovelo? Provavelmente você conhece esta condição pelo seu nome popular: cotovelo de tenista. Esta afecção é uma das causas mais comuns de dor no cotovelo mas, no que, de fato, consiste o problema?

Ver mais

Manguito rotador: conheça as lesões mais comuns e seus tratamentos

21/08/2020

O manguito rotador é uma estrutura que envolve a cabeça do úmero, parte superior do osso do braço, que se articula à escápula. O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor, além dos respectivos tendões.

Ver mais

Os perigos do overtraining

21/08/2020

Praticar exercícios é uma recomendação feita por médicos de várias especialidades. prática de esportes é vista como algo benéfico para a saúde, com vários efeitos positivos, até mesmo para o humor.

Ver mais

Bursite no ombro: causas, sintomas e como tratar

11/08/2021

Você já ouviu falar na bursite do ombro? Comumente confundida com a tendinite, essa condição é conhecida por prejudicar significativamente a qualidade de vida do paciente. Afinal, ela restringe a mobilidade e também pode causar dor, dificultando para que o indivíduo realize suas tarefas do dia a dia.

Ver mais

Tendinite no ombro: causas, sintomas e como curar

11/08/2021

A tendinite no ombro é não apenas um inconveniente que pode prejudicar a sua qualidade de vida, como também um problema de saúde que deve ser tratado. Além de ser um problema doloroso, negligenciar o tratamento também pode fazer com que a sua condição piore e, no futuro, sejam necessárias medidas mais drásticas para resolver o problema.

Ver mais

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio FUSEX
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Está com Dores? Fale comigo!

Dores na Coluna, Ombro e Cotovelo.