Tendinite e Bursite

A tendinite e a bursite são doenças podem afetar qualquer pessoa com uma dor no quadril, joelho ou cotovelo. Geralmente o desconforto começa lentamente e vai aumentando com o tempo.

Você deve consultar o seu médico ortopedista caso sinta algum desconforto onde não consegue identificar a origem. Práticas repetitivas geralmente causam tendinite e bursite, sejam elas laborais ou em esportes.

Quando as condições favoráveis estão presentes, o que acontece é uma pressão nos tendões que conectam o osso ao músculo (tendinite) ou uma inflamação da bursa (bursite), que são sacos cheios de líquido que diminuem a fricção da articulação.

A tendinite e a bursite podem causar dor e desconforto temporários, e normalmente não causam danos a longo prazo sendo raros os procedimentos cirúrgicos.

Terapia

A fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios são os tratamentos mais indicados contra a tendinite e a bursite. Caso não resolvam, existem outros métodos para o tratamento que são frequentemente usados, como injeções de cortisona. Se trata de um esteroide e as injeções com esse medicamento podem ajudar significativamente a reduzir a inflamação da tendinite e da bursite.

O que são a tendinite e bursite?

As duas coisas implicam em inchaços dentro das articulações, sendo as principais causas de dores e rigidez. Um grupo de músculos comumente afetado por essas inflamações é o manguito rotador e o tendão do bíceps. O osso do braço é retido dentro da cavidade do ombro por esses músculos e tendões.

Na lacuna entre os tendões do manguito rotador e a porção do osso da escápula que fica pendurada sobre esses tendões encontra-se uma região chamada bursa subacromial. Quando a bursa fica inflamada, ocorre a bursite. Ambas as condições podem causar dor e desconforto ao redor do ombro (bursite e tendinite no ombro) e podem ocorrer juntas normalmente.

O que causa tendinite no ombro?

A tendinite do ombro é causada por lesões, pelo uso frequente ou excessivo do tendão ou por lesões inesperadas mais graves, como acidentes. Uma das principais causas de sobrecarga tecidual, incluindo tendões, que pode levar à tendinite, é a repetição de técnica inadequada em qualquer tipo esporte, ou até mesmo no trabalho.

No entanto, para adquirir esse transtorno, você não precisa ser um atleta profissional. Pessoas com trabalhos que envolvem trabalho aéreo (como trabalho de montagem ou uma máquina de prensagem suspensa) ou levantamento de peso estão em risco de tendinite e qualquer pessoa pode desenvolver tendinite. A tendinite do ombro também pode ser causada por um golpe direto na região do ombro ou queda com o braço estendido.

Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio GEAP Saúde