Tendinite Calcária

Quando depósitos de cálcio se formam nos tendões do ombro, ocorre a famosa tendinite calcária. Os tecidos ao redor do reservatório podem ficar inflamados, causando muita dor e desconforto nos ombros. Embora a causa não seja clara e não esteja relacionada com lesões, dieta ou até mesmo a osteoporose, essa condição é bastante comum nos brasileiros.

O espaço entre o acrômio e o manguito rotador fica prejudicado por conta desses depósitos, criando uma pressão e contribuindo para o choque dos tendões. Em média, a tendinite calcificada afeta indivíduos com mais de 40 anos. Existem duas formas distintas de tendinite calcária do ombro: calcificação degenerativa e calcificação reativa.

Calcificação degenerativa

Com o envelhecimento os tendões tendem a ficar enfraquecidos e desgastados, como se fossem um cordão velho. Esse desgaste aumenta conforme a utilização do tendão, e também devido a complicação ou condições genéticas. Como parte do processo natural de regeneração, depósitos de cálcio começam a se formar nos tendões lesados.

O paciente pode sentir apenas uma dor leve ou moderada, ou até mesmo nenhuma dor quando o cálcio está sendo depositado. A tendinite calcificada, por alguma causa inexplicada, torna-se muito dolorosa quando os depósitos são reabsorvidos, trazendo um incômodo frequente. A dor pode descer do braço para a mão, sendo intensificada quando se levanta o braço. Devido a rigidez causada pela calcificação, é comum ocorrer uma limitação nos movimentos.

Tendinite calcária precisa de cirurgia?

O médico ortopedista em Campo Grande pode prescrever uma cirurgia se a perda de movimento e a dor forem significativas para interferir na qualidade de vida do paciente. Uma artroscopia é realizada para extrair o cálcio depositado no tendão. São realizados exames de raio-x no final da operação para garantir que o cálcio foi totalmente extraído. Esse tipo de cirurgia não ocorre em todos os casos, ficando reservada para as condições mais graves.

Qual é o tratamento para a tendinite calcária?

O tratamento varia de acordo com o paciente, os sintomas, o estilo de vida e com a fase da calcificação. Na fase de reabsorção, a mais dolorosa, existem diversas opções de tratamento. Analgésicos potentes e anti-inflamatórios são recomendados geralmente. Existem tratamentos de infiltrações no ombro, de injeções com anestésicos locais e corticoides, permitindo alívio mais imediato da inflamação e da dor.

Um procedimento de lavagem da região, também conhecido como barbotagem, pode ser indicado pelo ortopedista, trazendo bons resultados no alívio da dor. Nas outras fases o tratamento é semelhante ao da tendinite, com fisioterapia e medidas preventivas.