Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Tendinite Calcária

Tendinite Calcária

Quando depósitos de cálcio se formam nos tendões do ombro, ocorre a famosa tendinite calcária. Os tecidos ao redor do reservatório podem ficar inflamados, causando muita dor e desconforto nos ombros. Embora a causa não seja clara e não esteja relacionada com lesões, dieta ou até mesmo a osteoporose, essa condição é bastante comum nos brasileiros.

 

O espaço entre o acrômio e o manguito rotador fica prejudicado por conta desses depósitos, criando uma pressão e contribuindo para o choque dos tendões. Em média, a tendinite calcificada afeta indivíduos com mais de 40 anos. Existem duas formas distintas de tendinite calcária do ombro: calcificação degenerativa e calcificação reativa.

 

 

Calcificação degenerativa

 

Com o envelhecimento os tendões tendem a ficar enfraquecidos e desgastados, como se fossem um cordão velho. Esse desgaste aumenta conforme a utilização do tendão, e também devido a complicação ou condições genéticas. Como parte do processo natural de regeneração, depósitos de cálcio começam a se formar nos tendões lesados.

 

O paciente pode sentir apenas uma dor leve ou moderada, ou até mesmo nenhuma dor quando o cálcio está sendo depositado. A tendinite calcificada, por alguma causa inexplicada, torna-se muito dolorosa quando os depósitos são reabsorvidos, trazendo um incômodo frequente. A dor pode descer do braço para a mão, sendo intensificada quando se levanta o braço. Devido a rigidez causada pela calcificação, é comum ocorrer uma limitação nos movimentos.

 

 

Tendinite calcária precisa de cirurgia?

 

O médico ortopedista em Campo Grande pode prescrever uma cirurgia se a perda de movimento e a dor forem significativas para interferir na qualidade de vida do paciente. Uma artroscopia é realizada para extrair o cálcio depositado no tendão. São realizados exames de raio-x no final da operação para garantir que o cálcio foi totalmente extraído. Esse tipo de cirurgia não ocorre em todos os casos, ficando reservada para as condições mais graves.

 

 

Qual é o tratamento para a tendinite calcária?

 

O tratamento varia de acordo com o paciente, os sintomas, o estilo de vida e com a fase da calcificação. Na fase de reabsorção, a mais dolorosa, existem diversas opções de tratamento. Analgésicos potentes e anti-inflamatórios são recomendados geralmente. Existem tratamentos de infiltrações no ombro, de injeções com anestésicos locais e corticoides, permitindo alívio mais imediato da inflamação e da dor.

 

Um procedimento de lavagem da região, também conhecido como barbotagem, pode ser indicado pelo ortopedista, trazendo bons resultados no alívio da dor. Nas outras fases o tratamento é semelhante ao da tendinite, com fisioterapia e medidas preventivas.

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate, Jardim dos Estados
Campo Grande - MS

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale com o Dr Kauê Gimenes

Clique para Tirar suas Dúvidas