Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Rigidez do Cotovelo

Rigidez do Cotovelo

Embora os avanços com relação ao estudo do cotovelo, seus movimentos e sua anatomia, além de os procedimentos de recuperação e tratamento cirúrgico continuarem a melhorar os resultados em pacientes com rigidez do cotovelo, o tratamento da contratura do cotovelo continua difícil.

Em boa parte dos casos o objetivo do ortopedista especialista é de recuperar um arco de movimento funcional, portanto, o gerenciamento deve se concentrar em melhorar o movimento.

 

 

Prevenção da rigidez do cotovelo e etiologia

 

A base para sua definição, diagnóstico, prevenção e tratamento é a etiologia da rigidez do cotovelo. Fraturas, luxações, fraturas por esmagamento, queimaduras e lesões na cabeça são causas traumáticas da rigidez do cotovelo.

 

Apesar de a cirurgia eletiva ser utilizada para resolver ou amenizar muitos casos, ela pode levar desde a danos controlados nos tecidos até danos que possam piorar o quadro de rigidez do cotovelo.

 

Artrite pós-séptica, artrite reumatoide, osteoartrite, hemartroses associadas à hemofilia, contrações congênitas e luxação congênita da cabeça do rádio são algumas causas traumáticas. Elas podem fazer com que o osso e o tecido mole acabem por bloquear o sistema mecânico e acabam resultando na rigidez do cotovelo.

 

Para mitigar os danos, a prevenção começa com o gerenciamento adequado dos processos de doenças subjacentes. Os protocolos de prevenção precoce são iniciados em situações pós-traumáticas ou pós-operatórias, procurando sempre preservar o movimento e evitar a contratura do cotovelo.

 

 

Opções de tratamento

 

A seleção dos protocolos de tratamento específicos é determinada pelo tempo, gravidade, fatores específicos do paciente e patologias subjacentes. Um plano de tratamento pode ser estabelecido após uma revisão detalhada que envolve radiografias e análises clínicas.

 

Os tratamentos não cirúrgicos são geralmente administrados na apresentação inicial em pacientes com um período mínimo de contratura de seis meses ou menos. Para maximizar o resultado, qualquer plano de tratamento deve incluir terapia física ou ocupacional.

 

Contudo, outras ações adicionais também podem ser utilizadas, levando em consideração o caso em particular. Imobilização estática e dinâmica, movimento passivo contínuo, manipulação e injeções de toxinas, são opções não cirúrgicas de tratamento para a rigidez do cotovelo.

 

Uma característica fundamental do tratamento não operatório é a imobilização estática progressiva ou dinâmica, uma vez que estende os efeitos da terapia para a vida cotidiana. Ambas as estratégias visam realizar a deformação plástica do tecido, levando à remodelação e alongamento duradouro.

 

A cirurgia é ideal para pacientes que, apesar do manejo não operatório, não obtiveram alívio da dor ou amplitude de movimento funcional suficiente ou que apresentam bloqueios ósseos significativos. A decisão de operar é baseada na situação do cotovelo e nas variáveis ​​do paciente. As descobertas mais recentes sobre a liberação cirúrgica indicam melhorias benéficas no movimento e na função do cotovelo para técnicas abertas e artroscopias.

 

Todos os procedimentos devem respeitar a proximidade de estruturas neuro vasculares críticas; reduzir o trauma ao tecido mole, aproveitando planos específicos e/ou intervalos de tecido mole; e permitem a avaliação crítica da redução da fratura, estabilidade e ganhos intraoperatórios de amplitude de movimento.

 

 

Como posso prevenir a rigidez no cotovelo?

 

Não só no tratamento da rigidez do cotovelo, mas o alongamento é fundamental também como uma forma de prevenção.

 

Além disso, pode ajudar a prevenir uma série de outros problemas articulares que vão além da limitação dos movimentos, apenas adquirindo o hábito de alongar-se diariamente, antes e depois das atividades físicas, além de trabalhar o fortalecimento e a adaptação do corpo aos exercícios físicos ou mesmo às atividades diárias.

 

Outra dica é buscar por um especialista em cotovelo em Campo Grande, para ajuda a prever complicações como rigidez de cotovelo e minimizar os riscos.

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp