Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Epicondilite Medial

Epicondilite Medial

Conhecida também como cotovelo do jogador de golfe, a epicondilite medial é um distúrbio que causa desconforto, onde os tendões dos músculos do antebraço se conectam na parte interna do cotovelo à saliência óssea. Esse desconforto pode se espalhar por todo o antebraço e até mesmo no pulso, causando dor em toda essa região.

 

Apesar de a epicondilite medial ser comum em jogadores de golfe e tenistas, ela também acontece em pessoa que não estão associadas com essas práticas esportivas. Pessoas que realizam muitos movimentos repetitivos com o pulso e cotovelo, como apertar e esticar, até mesmo a digitação, estão propensos a epicondilite medial.

 

Apesar do grande incômodo, a epicondilite medial não é algo que afasta para sempre a pessoa das suas atividades favoritas. Mas claro, ela precisa ser avaliada por um ortopedista em Campo Grance especialista e cotovelo e tratada adequadamente.

 

 

Sintomas da epicondilite medial

 

Os principais sintomas são dor e sensibilidade. A dor geralmente se espalha ao longo da parte interna do antebraço, geralmente sentida na parte interna do cotovelo também. A sensação piora com determinados movimentos.

 

A rigidez do cotovelo e do punho, devido a sensação de dor ao realizar os movimentos, também é um sintoma. Dor e fraqueza são as principais características, e podem acompanhar formigamento e dormência. Essas sensações, normalmente o anelar e o dedo mínimo, podem irradiar por um ou mais dedos.

 

A dor no cotovelo pode surgir de uma hora pra outra, devido a algum trauma, ou até mesmo começar bem leve e ir se intensificando com o tempo.

 

 

Consultar um médico ortopedista especialista

 

Se o repouso, o gelo e os analgésicos de venda livre não aliviarem sua dor e sensibilidade no cotovelo, consulte seu médico ortopedista. Procure tratamento imediatamente se:

  • Perceber sinais de inflamação
  • Sentir a região mais quente
  • Sentir os movimentos debilitados
  • Seu cotovelo está deformado
  • Você suspeita que fratura

 

 

Algumas causas mais comuns

 

A epicondilite medial pode ser causada por danos aos músculos e tendões que controlam o movimento do pulso e dos dedos. Normalmente, o dano está relacionado ao estresse excessivo e repetitivo, principalmente movimentos fortes do punho e dos dedos. Levantar, arremessar ou bater de forma inadequada, também pode levar a epicondilite medial, bem como pouco aquecimento ou mau condicionamento.

 

Além do golfe e tênis, muitas atividades e ocupações podem contribuir para a epicondilite medial, incluindo:

 

Esportes que usam raquetes. Técnica inadequada da tacada de tênis, especialmente o backhand, pode causar lesão no tendão. O uso excessivo de topspin e o uso de uma raquete muito pequena ou pesada podem frequentemente resultar em novas lesões.

 

Esportes de arremesso. Outro culpado pode ser os métodos incorretos de arremesso, como basquete, handball, vôlei, futebol, arco e flecha e lançamento de dardo.

 

Musculação, crossfit, dentre outros exercícios de peso. Os músculos e tendões do cotovelo podem ser sobrecarregados pelo levantamento de pesos usando métodos inadequados, como enrolar os pulsos durante um treino de bíceps, por exemplo.

 

Em resumo, atividades diárias repetitivas e que gerem esforço na musculatura podem levar a epicondilite medial. Muitas vezes as cargas nem precisam ser altas.

 

 

Prevenção e cuidados

 

Fortaleça os músculos do antebraço. Aperte uma bola de tênis ou use pesos leves. Mesmo exercícios simples podem ajudar a absorver a energia da tensão física repentina de seus músculos.

 

Antes da atividade intensa, alongue-se. Por alguns minutos, caminhe ou corra para aquecer os músculos. Antes de começar faça alongamentos suaves, sem levar o músculo ao seu limite.

 

Corrija sua postura. Peça a um instrutor para revisar sua forma, independentemente do esporte, para evitar sobrecarga muscular, principalmente se envolver cargas.

 

Priorize o descanso adequado. Tente evitar que o cotovelo seja usado em demasia. Faça uma pausa ao menor sinal de dor ou incômodo no cotovelo.

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale com o Dr Kauê Gimenes

Clique para Tirar suas Dúvidas