Lesão no Manguito Rotador

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que circundam a articulação do ombro, segurando a cabeça do osso do braço com segurança dentro do encaixe do ombro. Alguns movimentos com o braço afastado do corpo podem causa uma lesão no manguito rotador, causando dores e incômodos que podem piorar.

As lesões do manguito rotador são normais e aumentam com a idade. Isso pode ocorrer mais cedo em indivíduos que têm ocupações que requerem movimentos elevados executados repetidamente, como pintores por exemplo. Também é muito comum em praticantes de musculação.

Muitas pessoas com lesões no manguito rotador conseguem controlar seus sintomas, realizando atividades de fisioterapia que aumentam a estabilidade e a força dos músculos da articulação do ombro. Geralmente a fisioterapia já soluciona a maioria dos problemas.

Lesões no manguito rotador são comuns

Os tendões do manguito do rotador podem ser danificados rapidamente ao passarem dentro de um espaço confinado. Os tendões neste pequeno espaço são deslocados, também, quando o ombro é girado ou levantado no limite de sua amplitude normal de movimento. Os tendões do manguito rotador podem, às vezes, colidir ou esfregar contra um botão ósseo (o acrômio) acima deles ou um ligamento na frente do ombro.

Essa pressão é conhecida como síndrome do impacto e, no manguito rotador, causa inflamação. Se o movimento do ombro for repetitivo, a fricção do manguito rotador tem maior probabilidade de causar inflamação e muita dor.

Complicações da lesão no manguito rotador

Tendinite do manguito rotador - a inflamação do tendão único causa dor apenas durante determinados movimentos, usando o músculo que empurra o tendão ou quando você o estica.

A bursite do ombro - também chamada de bursite subacromial, ocorre quando a inflamação se espalha para a bolsa de líquido que lubrifica os tendões do manguito rotador. A dor é sempre pior à noite e ocorre em quase todas as direções quando você move o ombro, especialmente se você esticar o braço para cima.

Quando a cirurgia do manguito rotador é recomendada?

Se a dor não melhorar com métodos não cirúrgicos, seu médico ortopedista pode recomendar a cirurgia como alternativa para a ruptura do manguito rotador. A principal indicação para cirurgia é o desconforto contínuo prolongado. A cirurgia também pode ser recomendada se você usar os braços para trabalhar ou praticar esportes.

Outros sinais incluem:

• Os sintomas continuaram por 6 a 12 meses
  • Lesão muito grande
  • Fraqueza no ombro e perda de controle
  • Lesão causada por um ferimento recente e agudo