Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Bursite no ombro: causas, sintomas e como tratar

Bursite no ombro: causas, sintomas e como tratar

Você já ouviu falar na bursite do ombro? Comumente confundida com a tendinite, essa condição é conhecida por prejudicar significativamente a qualidade de vida do paciente. Afinal, ela restringe a mobilidade e também pode causar dor, dificultando para que o indivíduo realize suas tarefas do dia a dia.

 

Independentemente de se você trabalha com o esforço físico ou com atividades burocráticas, com esporte ou vendas, enfim. A bursite não escolhe uma profissão específica e qualquer pessoa pode ser surpreendida por seus sintomas.

 

Portanto, é muito importante que o paciente possa reconhecer os primeiros sinais da bursite para procurar um ortopedista qualificado. Começar o tratamento o mais rápido possível pode evitar novas complicações e devolver a sua qualidade de vida!

 

 

O que é a bursite do ombro?

 

Primeiro, você deve entender o que exatamente é essa condição.

 

A bursite é caracterizada pela inflamação da Bursa sinovial. Por sua vez, este é um tecido que funciona como um pequeno amortecedor no interior das articulações. A bursa evita o atrito entre os tendões e os ossos, protegendo a musculatura. Porém, quando existe uma inflamação, isso significa que a bursa não consegue agir como essa almofada e, consequentemente, o indivíduo pode sentir dor e dificuldades para se movimentar.

 

No caso dos ombros, a dor se localiza em sua parte superior e anterior e o paciente não consegue movimentar os ombros sem o incômodo. Nesse caso, o ideal é já buscar a ajuda médica para que a condição possa ser diagnosticada.

 

 

Quais são os sintomas da bursite do ombro?

 

Os principais sintomas desta condição incluem:

 

  • Dor no ombro, principalmente em sua parte superior;
  • Dificuldades para levantar os braços acima da cabeça, causando dor;
  • Fraqueza muscular no braço afetado
  • Sensação de formigamento nos ombros e que pode irradiar por todo o braço.

 

Vale lembrar que a bursite pode ser desenvolvida tanto no ombro direito, como esquerdo e até mesmo nos dois simultaneamente. Ao identificar esses sintomas no local, procure um ortopedista que possa avaliar a condição.

 

 

Quais são as principais causas da bursite?

 

Geralmente, a bursite se desenvolve por conta do uso excessivo das articulações. Quando o indivíduo realiza repetitivamente movimentos que elevam o braço acima da linha da cabeça – como é o caso de nadadores -, as tendências de sofrer com este problema são maiores.

 

Outros profissionais, como atletas em geral, pintores e até mesmo faxineiras se enquadram como grupo de risco para a bursite no ombro. Afinal, a profissão exige o movimento repetitivo e pode prejudicar o funcionamento das articulações.

 

Em contrapartida, a bursite também pode surgir após a realização de movimentos bruscos. Carregar pesos, pancadas no ombro, quedas em que se apoia no chão com as mãos e outras situações comuns podem comprometer as articulações e causar a bursite no ombro. Portanto, é preciso ficar de olho nos sintomas para começar o tratamento!

 

 

Como funciona o tratamento para bursite no ombro?

 

O tratamento para a bursite nunca deve ser realizado por conta própria. A ingestão de medicamentos sem a prescrição médica pode agravar o problema e aumentar as dores provenientes na bursite. Por isso, antes de começar o tratamento, entre em contato com o ortopedista qualificado.

 

Quando a bursite é diagnosticada, o profissional pode receitar o uso de medicamentos anti-inflamatórios por um determinado período de tempo. Em conjunto, deve-se fazer o repouso das articulações e, sempre que possível, afastar-se do trabalho.

 

As compressas de gelo e água gelada no ombro são uma forma natural de aliviar a dor e combater a inflamação. Na maioria das vezes, o profissional indica o seu uso diário, durante 20 minutos contínuos e de 2 a 3 vezes por dia.

 

Além disso, a fisioterapia também tem um papel muito importante no tratamento da bursite no ombro. Enquanto os medicamentos entram como uma forma de aliviar a dor e os demais sintomas, a fisioterapia auxilia no fortalecimento da musculatura dos braços. Por meio de alongamentos e mobilizações articulares, é possível evitar que a condição se torne crônica e fazer com que o seu trabalho e a prática de atividades físicas que podem, eventualmente, causar a bursite, sejam muito mais seguros.

 

 

A bursite no ombro tem cura?

 

Como você pode ver, existe sim uma cura para esta condição tão inconveniente! Então, se você percebeu algum dos sintomas descritos acima e está sentindo dor, o que atrapalha na realização de suas tarefas diárias, entre em contato agora mesmo com o ortopedista.

 

O profissional vai poder avaliar a sua condição e solicitar exames que comprovam o diagnóstico. Em seguida, ele vai elaborar o plano de tratamento personalizado, focado em suas necessidades individuais e garantindo que a bursite não vai se tornar um problema permanente em sua vida.

 

Quer saber mais sobre como posso ajudá-lo? Então não perca mais tempo e agende sua consulta agora mesmo!

 

Últimas Notícias

Fraturas em crianças: quais os cuidados necessários?

21/08/2020

Fraturas em crianças e adolescentes evoluem de forma diferente das fraturas em adultos. Os motivos são diversos e podem incluir as características anatômicas do osso nessa faixa etária, o potencial de crescimento dos mais novos, a correção espontânea de algumas deformidades e a resposta das partes moles às lesões.

Ver mais

Causas da instabilidade no ombro

21/08/2020

Existem duas principais causas do deslocamento do ombro: as traumáticas (exemplos: acidentes automobilísticos, esportes de contato – futebol, basquete, boxe, etc.) e as atraumáticas (exemplos: frouxidão ligamentar, lesões prévias).

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre a epicondilite lateral do cotovelo

21/08/2020

Você já ouviu falar em epicondilite lateral do cotovelo? Provavelmente você conhece esta condição pelo seu nome popular: cotovelo de tenista. Esta afecção é uma das causas mais comuns de dor no cotovelo mas, no que, de fato, consiste o problema?

Ver mais

Manguito rotador: conheça as lesões mais comuns e seus tratamentos

21/08/2020

O manguito rotador é uma estrutura que envolve a cabeça do úmero, parte superior do osso do braço, que se articula à escápula. O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor, além dos respectivos tendões.

Ver mais

Os perigos do overtraining

21/08/2020

Praticar exercícios é uma recomendação feita por médicos de várias especialidades. prática de esportes é vista como algo benéfico para a saúde, com vários efeitos positivos, até mesmo para o humor.

Ver mais

Conheça 3 exercícios para reduzir dores no ombro

21/08/2020

A dor no ombro é um sintoma ortopédico que não escolhe sexo, idade ou profissão. Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer com ela em algum momento da vida, devido a padrões posturais na rotina de trabalho, à intensidade de treinos esportivos ou por questões anatômicas individuais.

Ver mais

Tendinite no ombro: causas, sintomas e como curar

11/08/2021

A tendinite no ombro é não apenas um inconveniente que pode prejudicar a sua qualidade de vida, como também um problema de saúde que deve ser tratado. Além de ser um problema doloroso, negligenciar o tratamento também pode fazer com que a sua condição piore e, no futuro, sejam necessárias medidas mais drásticas para resolver o problema.

Ver mais

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio FUSEX
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Está com Dores? Fale comigo!

Dores na Coluna, Ombro e Cotovelo.