Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Tendinite no ombro: causas, sintomas e como curar

Tendinite no ombro: causas, sintomas e como curar

A tendinite no ombro é não apenas um inconveniente que pode prejudicar a sua qualidade de vida, como também um problema de saúde que deve ser tratado. Além de ser um problema doloroso, negligenciar o tratamento também pode fazer com que a sua condição piore e, no futuro, sejam necessárias medidas mais drásticas para resolver o problema.

 

Justamente por esse motivo, é muito importante que você saiba reconhecer os sintomas e as causas deste problema para que possa buscar um profissional qualificado para o tratamento.

 

 

O que é tendinite no ombro?

 

A tendinite é uma condição causada pela inflamação dos tendões no corpo, geralmente causada por movimentos repetitivos. Quem trabalha digitando, por exemplo, costuma sentir a tendinite nos pulsos, enquanto aqueles que tocam instrumentos de percussão podem sentir a dor ao longo de todo o braço.

 

No caso dos ombros, isso não é diferente. A sobrecarga na prática de exercícios físicos, trabalhos que exigem movimentos repetitivos e ou até mesmo o cansaço e a fadiga podem ser causas comuns para o surgimento do problema.

 

Quando o tendão do ombro fica inflamado, ele causa dor e o sintoma pode ser agravado durante a noite. Logo, ao sentir estes primeiros incômodos, já é indicado buscar um ortopedista para fazer a sua avaliação.

 

A tendinite do supra espinhoso é uma das mais frequentes, porém ela também pode prejudicar qualquer outro dos tendões localizados nesta região, conhecida como coifa dos rotadores – conjunto de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro. A função desta coisa é centralizar a cabeça do úmero à omoplata e permitir a movimentação do ombro.

 

É possível desenvolver a tendinite tanto no ombro direito, como no esquerdo e até mesmo nos dois, causando o que os especialistas chamam de tendinite bilateral.

 

 

Quais são os principais sintomas da tendinite no ombro?

 

O primeiro sintoma é a dor. Ela se localiza geralmente nas articulações e pode começar tanto enquanto você estiver fazendo esforço, como em situações de repouso, semelhante à dor crônica. A dor também pode ser maior durante a noite, impedindo que o paciente relaxe e descanse.

 

Além disso, a tendinite também pode causar a impotência funcional, dificultando a realização de movimentos que, anteriormente, eram naturais e não exigiam esforço. Por último, o paciente pode perceber também uma redução em sua força muscular.

 

 

O que causa a tendinite?

 

Como foi mencionado acima, existem diversas situações que causam a tendinite no ombro, sendo, na maioria das vezes, o esforço excessivo e a sobrecarga de atividades físicas, como a musculação, crossfit, natação, tênis e vôlei. Afinal, esses esportes exigem um esforço maior e podem provocar pequenos traumatismos que, quando acumulados, elevam a tensão muscular ao extremo e podem originar o problema.

 

No caso de cansaço e fadiga, também é possível desenvolver a tendinite. Isso porque a acumulação de ácido lático nos tecidos causa a acidose, causando dor ao paciente. Porém, ao contrário da condição crônica, esse tipo de dor pode ser curada de forma natural, com o repouso e o uso de compressas de gelo.

 

Em contrapartida, a tendinite calcificante ocorre pela deposição de fosfato de cálcio na coifa dos rotadores, não tendo sua etiologia desconhecida. A condição é silênciosa no início e, com o tempo, causa inflamação dos tendões. O tratamento pode ser realizado por métodos não invasivos a serem recomendados pelo ortopedista.

 

 

Como é feito o diagnóstico da tendinite no ombro?

 

O diagnóstico deve sempre ser realizado por um ortopedista especializado. Durante a consulta inicial, o profissional vai fazer a primeira avaliação da região e solicitar os exames necessários para comprovar o diagnóstico. Dessa forma, ele pode indicar o tratamento ideal de acordo com cada paciente.

 

Os exames solicitados podem incluir ultrassonografias e ressonâncias magnéticas. Tudo vai depender da avaliação inicial do médico.

 

Tendinite no ombro tem cura?

 

Felizmente, a resposta é sim! Ao contrário do que você pode imaginar, a tendinite não é algo com o que você vai sofrer a vida toda.

 

Após o diagnóstico, o ortopedista vai desenvolver um curso de tratamento com foco na sua saúde e em suas necessidades. O tratamento pode envolver o repouso, que pode ou não ser feito por meio da imobilização, o uso de medicamentos, fisioterapia ou, em casos específicos, a cirurgia para tendinite na região.

 

O tratamento vai depender dos seus sintomas e de suas características gerais de saúde. Dessa forma, ao perceber os primeiros sintomas da tendinite, recomenda-se que você entre em contato com o ortopedista imediatamente e agende a consulta. Com isso, você pode resolver o problema o mais rápido possível e evita que a tendinite se torne um empecilho na sua rotina diária.

 

Quer saber mais sobre como posso ajudar e como podemos começar a tratar sua tendinite no ombro? Entre em contato agora mesmo e venha cuidar da sua saúde.

 

Últimas Notícias

Fraturas em crianças: quais os cuidados necessários?

21/08/2020

Fraturas em crianças e adolescentes evoluem de forma diferente das fraturas em adultos. Os motivos são diversos e podem incluir as características anatômicas do osso nessa faixa etária, o potencial de crescimento dos mais novos, a correção espontânea de algumas deformidades e a resposta das partes moles às lesões.

Ver mais

Causas da instabilidade no ombro

21/08/2020

Existem duas principais causas do deslocamento do ombro: as traumáticas (exemplos: acidentes automobilísticos, esportes de contato – futebol, basquete, boxe, etc.) e as atraumáticas (exemplos: frouxidão ligamentar, lesões prévias).

Ver mais

Tudo o que você precisa saber sobre a epicondilite lateral do cotovelo

21/08/2020

Você já ouviu falar em epicondilite lateral do cotovelo? Provavelmente você conhece esta condição pelo seu nome popular: cotovelo de tenista. Esta afecção é uma das causas mais comuns de dor no cotovelo mas, no que, de fato, consiste o problema?

Ver mais

Manguito rotador: conheça as lesões mais comuns e seus tratamentos

21/08/2020

O manguito rotador é uma estrutura que envolve a cabeça do úmero, parte superior do osso do braço, que se articula à escápula. O manguito rotador é formado pelos músculos supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor, além dos respectivos tendões.

Ver mais

Os perigos do overtraining

21/08/2020

Praticar exercícios é uma recomendação feita por médicos de várias especialidades. prática de esportes é vista como algo benéfico para a saúde, com vários efeitos positivos, até mesmo para o humor.

Ver mais

Conheça 3 exercícios para reduzir dores no ombro

21/08/2020

A dor no ombro é um sintoma ortopédico que não escolhe sexo, idade ou profissão. Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer com ela em algum momento da vida, devido a padrões posturais na rotina de trabalho, à intensidade de treinos esportivos ou por questões anatômicas individuais.

Ver mais

Bursite no ombro: causas, sintomas e como tratar

11/08/2021

Você já ouviu falar na bursite do ombro? Comumente confundida com a tendinite, essa condição é conhecida por prejudicar significativamente a qualidade de vida do paciente. Afinal, ela restringe a mobilidade e também pode causar dor, dificultando para que o indivíduo realize suas tarefas do dia a dia.

Ver mais

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp