Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Escoliose

Escoliose

A escoliose é uma condição muito comum, principalmente entre jovens e adolescentes. Caracterizada principalmente pelo desvio na coluna, ela pode comprometer seriamente a qualidade de vida dos pacientes, não apenas pela dor, mas também pelas complicações decorrentes da escoliose.

 

Justamente por esse motivo, é muito importante que o paciente tenha o acompanhamento de um ortopedista. Dessa forma, o médico pode indicar o tratamento mais adequado para aliviar os sintomas e garantir um estilo de vida muito mais saudável.

 

Para isso, ter o conhecimento sobre o que é, quais são os sintomas e como funciona o tratamento também pode fazer toda a diferença na hora de procurar o melhor especialista para o seu caso.

 

 

O que é escoliose?

 

A escoliose consiste em um desvio lateral da coluna que, por sua vez, passa a ter um formado semelhante às letras C ou S. Nem sempre a escoliose tem uma causa conhecida, embora possa ser atribuída ao sedentarismo ou má postura, principalmente quando passamos muito tempo sentados ou deitados com a coluna torta, causando o desvio.

 

Essa silhueta da coluna é responsável por outras condições, como desenvolver uma perna mais do que a outra, as dores musculares e a fadiga. Muito comum em jovens e adolescentes, a doença pode afetar também as crianças e os idosos – estes últimos são mais propensos quando existem outras condições pré-existentes, como a osteoporose.

 

A escoliose deve sempre ser acompanhada e tratada por um ortopedista, justamente para evitar novas complicações.

 

 

Quais são os principais sintomas da escoliose?

 

A maioria dos sintomas estão relacionados com o desvio da coluna vertebral, embora nem todos sejam aparentes. Ao longo do tempo e a depender da gravidade do desvio, o paciente pode notar:

 

  • Altura irregular dos ombros;
  • Inclinação das escápulas (ossos dos ombros);
  • Inclinação de um dos lados dos quadris;
  • Diferença entre o comprimento das pernas;
  • Dor muscular de leve a intensa, dependendo do grau da escoliose;
  • Sensação de fadiga nas costas, principalmente depois de passar muito tempo em repouso.

 

Ao notar qualquer um desses sintomas, é muito importante que você procure o ortopedista imediatamente para dar início ao tratamento.

 

 

Como funciona o diagnóstico da escoliose?

 

O diagnóstico é sempre feito por um ortopedista após a avaliação inicial do paciente. Além do exame físico, o médico solicita ainda alguns exames de imagem para verificar o grau do desvio na coluna, como o raio-X das vértebras da coluna e o quadril.

 

Após os exames, pode-se classificar a escoliose de acordo com as seguintes classificações:

 

  • Idiopática: quando não se conhece a causa do desvio, representando cerca de 65-80% dos casos;
  • Congênita, na qual o bebê já nasce com o desvio, por conta da má-formação das vértebras;
  • Degenerativa, que surge na fase adulta devido a lesões, como fraturas ou osteoporose e;
  • Neuromuscular, sendo consequência de condições neurológicas, como a paralisia cerebral.

 

Já em relação à região afetada, consideram-se as seguintes classificações:

 

  • Cervical, quando atinge as vértebras C1 a C6;
  • Cervico-torácica, quando atinge as vértebras C7 a T1
  • Torácica ou dorsal, quando atinge as vértebras T2 a T12
  • Toracolombar, quando atinge as vértebras T12 a L1
  • Lombar, quando atinge as vértebras L2 a L4
  • Lombossacral, quando atinge as vértebras L5 a S1

 

Além disso, o médico investiga também se a curvatura é para a esquerda ou para a direita, e se é em forma de C, o que indica que uma única curvatura, ou em formato de S, com duas curvaturas.

 

 

Como é o tratamento para escoliose?

 

O tratamento indicado pelo ortopedista vai depender da gravidade da curvatura. Na maior parte dos casos, a fisioterapia é indicada para tratar escolioses com curvaturas de até 30 graus. Os exercícios podem ser terapêuticos, de pilates clínico, de manipulação vertebral, corretivos e osteopatia. O número de sessões também vai depender de cada paciente.

 

Em contrapartida, escolioses com curvaturas entre 31 e 50 graus podem precisar do uso do colete Charlestown e de Boston, sempre de acordo com a recomendação do ortopedista. Os coletes ajudam a reduzir a curvatura e reduzir os desconfortos do paciente.

 

Por último, quando a escoliose apresenta mais de 50 graus de curvatura, a cirurgia pode ser a melhor opção para reposicionar as vértebras da coluna em seu eixo central. Os resultados são mais promissores em crianças e adolescentes, mas a cirurgia também pode ser indicada para os adultos.

 

O procedimento pode utilizar placas ou parafusos para centralizar a coluna e o paciente deve atentar-se às recomendações pós-cirúrgicas para garantir a recuperação completa. O tratamento pode ser aliado ao uso de medicamentos cujo objetivo também é aliviar os sintomas da condição.

 

Quer saber mais sobre como tratar a escoliose? Agende sua consulta inicial com o ortopedista agora mesmo e comece a recuperar a sua qualidade de vida para realizar as atividades do dia a dia com muito mais conforto e praticidade!

Etiqueta Adesiva

www.promom.com.br

Etiquetas e rótulos pequenas, médias e grandes tiragens. PROMOM indústria de etiquetas e rótulos Desde 1975. Atendemos todo o Brasil e o MercoSul.

Consório Contemplado

www.contempladosp.com.br

Consórcios contemplados de veículos e imóveis. Adquira já sua carta de crédito contemplada e acelere a aquisição do seu bem.

Desentupidora em Rio Preto Telefone

www.jadesentupidora.com.br

JA Desentupidora Rio Preto. Trabalhamos com desentupimentos em geral, limpa fossa e hidrojateamento. Atendemos Rio Preto e Região.

Embalagens Rio Preto

www.viaplastembalagens.com.br

Empresa de embalagens em Rio Preto, ViaPlast Embalagens. Embalagens em Geral, Sacolas, Bobinas, Descartáveis, Bandejas, Isopor, Marmitex embalagens.

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio FUSEX
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Está com Dores? Fale comigo!

Dores na Coluna, Ombro e Cotovelo.