Hérnia de Disco Cervical

A hérnia de disco cervical é um problema muito comum. Principalmente após o período de home office, em que a postura inadequada foi uma constante na vida das pessoas, a compressão do disco intervertebral se tornou muito frequentes entre jovens, adultos e idosos.

Causando dor e desconforto, essa condição pode atrapalhar a realização de atividades simples do cotidiano. Sendo assim, seu tratamento exige a indicação e supervisão de um ortopedista para garantir uma recuperação completa. Logo, se você suspeita que pode estar sofrendo com este problema, é preciso entender quais são suas causas, os principais sintomas e, acima de tudo, como funciona o tratamento.

O que é hérnia de disco cervical?

Este problema surge quando existe uma compressão do disco intervertebral localizado na região do pescoço, entre as vértebras C1 e C7. Geralmente, o envelhecimento é uma das principais causas da condição, mas ela pode ser também uma consequência de má postura e de posições erradas para dormir e realizar as outras atividades do cotidiano.

O tratamento das hérnias de disco cervical depende da gravidade de cada caso, variando entre o uso de medicamentos, a fisioterapia ou até mesmo a realização de cirurgia. Infelizmente, nem todos os casos oferecem uma cura completa. Em casos severos, nos quais existe uma grande degeneração do disco e das vértebras envolvidas, a condição pode não ser tratada em sua totalidade.

Ainda assim, o tratamento recomendado por um ortopedista especializado pode alcançar ótimos resultados, fornecendo muito mais qualidade de vida para o paciente.

Quais são os principais sintomas da hérnia de disco cervical?

Os primeiros sintomas desta condição surgem quando a inflamação dos discos cervicais se torna mais intensa. Com isso, o paciente pode sentir:

• Dores, principalmente na região do pescoço;
  • Sensação de formigamento e dormência;
  • Dor que irradia para os braços e mãos;
  • Redução da força muscular;
  • Limitações na mobilidade do pescoço.

Os sintomas podem piorar ao longo do tempo. Portanto, assim que você perceber qualquer um dos sintomas descritos acima, é importante procurar o ortopedista imediatamente, dando início ao tratamento o quanto antes para evitar novas complicações.

Como é o tratamento da hérnia de disco cervical?

De acordo com a gravidade de cada caso, o tratamento pode variar desde soluções caseiras, até o uso de medicamentos para alívio dos sintomas ou a realização de cirurgia. Por isso, antes de começar a recuperação, é importante que o ortopedista faça todos os exames físicos e de imagem que vão atestar o diagnóstico da hérnia.

Em casos mais leves, o uso de compressas quentes de 3 a 4 vezes por dia é uma excelente forma de aliviar a dor. A bolsa de água morna deve ser posicionada no pescoço por um determinado período de tempo, potencializando a ação de exercícios terapêuticos que também vão ajudar na recuperação.

Enquanto isso, os remédios analgésicos e anti-inflamatórios podem ser prescritos para combater as dores musculares e enxaquecas decorrentes da hérnia. As pomadas são as mais indicadas, sendo muito fáceis de serem administradas, com um valor acessível e disponíveis nas principais farmácias do país.

Tanto em casos leves, quanto moderados, a fisioterapia diária consiste na utilização de equipamentos que ajudam a reduzir a dor, recuperar a mobilidade e melhorar os sintomas no geral. Durante as sessões, o paciente pode sentir um alívio imediato e tem o seu progresso acompanhado de perto pelo ortopedista.

Em conjunto com as sessões de fisioterapia, alongamentos caseiros feitos de 2 a 3 vezes ao dia também ajudam o paciente, principalmente na recuperação da mobilidade.

Por último, em casos mais graves e quando os sintomas são muito intensos, a cirurgia para hérnia cervical pode melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente. O procedimento é sempre realizado pelo ortopedista e faz toda a diferença na vida das pessoas.

Quanto custa o tratamento para hérnia de disco cervical?

Como você viu acima, o tratamento pode variar de acordo com a gravidade de cada caso. Por isso, antes de começar a realizar a fisioterapia ou até mesmo comprar medicamentos, você deve agendar uma consulta inicial com o ortopedista.

Este é o profissional responsável por realizar a avaliação da sua condição e garantir as melhores soluções para a sua recuperação. Durante a primeira consulta, o médico vai solicitar exames complementares para atestar o diagnóstico e verificar as melhores opções de acordo com as suas necessidades individuais.

Por isso, o valor do tratamento é único para cada paciente e deve sempre ser tratado diretamente com o indivíduo. Com o atendimento e os cuidados médicos personalizados, vai ser muito mais fácil reconquistar a sua vida, com muito mais saúde, conforto e longevidade.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar você? Então aproveite agora mesmo para agendar a sua consulta com o melhor ortopedista especializado em hérnia de disco cervical e livre-se da dor e do desconforto de uma vez por todas.