Artrose Facetária Cervical

A artrose facetária cervical é um problema muito comum, principalmente quando começam a surgir os primeiros sinais do tempo. Caracterizada como o processo de degeneração da cartilagem responsável pelo revestimento das articulações, a artrose atinge boa parte da população e precisa do auxílio médico para ter seus sintomas atenuados e até mesmo curados.

O desgaste do revestimento cartilaginoso pode trazer consequências sérias para a sua saúde. Não apenas existe a chance de ter a mobilidade reduzida, como você tende a sofrer mais com dores entre os níveis leve e intenso. Por esse motivo, conhecer as causas, sintomas e principalmente o tratamento para essa condição é a melhor forma de garantir um estilo de vida mais saudável e confortável para você.

O que é a artrose?

Para entender melhor a artrose facetária cervical, você precisa, antes de mais nada, saber o que exatamente é a artrose. Esse é o nome médico dado para as situações onde a cartilagem que reveste as articulações começa a ser prejudicada. Esse processo inflamatório causa o surgimento de osteófitos, pedaços ósseos que são agregados às estruturas da articulação.

Como consequência, essa articulação fica deformada. A deformação geralmente consiste em um aumento em seu tamanho. No caso da artrose facetária, desenvolve-se a hipertrofia conjunta facetária.

Quando surgem os primeiros sintomas, é imprescindível que você marque uma consulta com um ortopedista. Dessa forma, pode-se começar o tratamento o mais rápido possível, evitando que complicações decorrentes da artrose surjam e tornem o quadro do paciente pior e mais difícil de ser tratado.

O que é a artrose facetária cervical?

Em relação às artroses facetárias, o diagnóstico mais comum entre os pacientes é o de artrose facetária lombar. Isso porque a lombar é a região que mais recebe sobrecargas, principalmente nas articulações L3/4, L4/5 e L5/S1.

Em contrapartida, temos também a artrose facetária cervical. Nesse caso, a região mais afetada é o pescoço, causando dores, rigidez e desconfortos gerais para o paciente.

A condição é mais comum em pacientes com idade avançada. Afinal, o envelhecimento causa um desgaste natural da cartilagem que reveste as articulações. Porém, movimentos repetitivos e a sobrecarga também podem causar a inflamação.

Quais são as causas da artrose facetária cervical?

O envelhecimento da coluna é a principal causa deste problema e acontece com início na fase inflamatória da artrose. Nesta etapa, surgem os primeiros indícios de inflamação, sendo, no primeiro momento, instáveis, mas alcançando níveis estáveis. O tratamento precoce, já neste período, pode impedir a evolução do quadro;

Além disso, outros fatores podem contribuir para o envelhecimento da região. Dentre as principais causas, destacam-se:

• Artrite reumatoide;
  • Artrite reativa;
  • Espondilite anquilosante;
  • Espondilolistese;
  • Condromalácia facetária;
  • Pseudogota;
  • Infecção aguda;
  • Infecção crônica;
  • Anomalias genéticas;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Atividades de alto impacto para a região cervical;
  • Traumas/acidentes;
  • atividades repetitivas desfavoráveis à região cervical;
  • Má postura e;
  • Fatores que exercem pressão além do limite nas articulações facetárias cervicais.

Identificar a causa do problema é imprescindível para que se adote o tratamento adequado. Por esse motivo, o diagnóstico do ortopedista é o primeiro passo para que você possa recuperar a qualidade de vida e se livrar da artrose.

Quais são os principais sintomas da artrose facetária cervical?

A dor na região do pescoço é o primeiro e principal sintoma da artrose. Essa dor é localizada, mas pode se irradiar por toda a região da coluna. É comum também a ocorrência de espasmos musculares, trazendo a sensação de pequenos choques ao longo de todo o pescoço.

Conforme o quadro avança, o paciente pode ter seus movimentos reduzidos. Tentar olhar para trás se torna um movimento doloroso, assim como as flexões do pescoço para cima e para baixo ou para os lados.

A dor pode ser ainda mais intensa durante a noite, sendo confundida com a dor muscular que surge ao dormir de mau jeito. Por isso, caso o incômodo seja persistente, procure o ortopedista imediatamente para descartar outros quadros e atenuar os sintomas.

A artrose facetária cervical tem cura?

O tratamento mais comum e indicado no primeiro momento é o conservador, por meio de medicamentos analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Ajustes no estilo de vida, como correção da postura e sessões de fisioterapia, também são indicados para evitar a evolução do quadro.

Caso o tratamento conservador não apresente resultados, o ortopedista pode indicar a intervenção cirúrgica. Como o tratamento pode variar de acordo com cada caso e paciente, é muito importante agendar a consulta inicial com o ortopedista imediatamente para obter o diagnóstico.

A boa notícia é que é sim possível viver sem dor e cuidando melhor das suas articulações. Com o tratamento adequado, você garante um corpo mais forte e saudável, reduzindo os sinais do envelhecimento e melhorando a qualidade de vida. Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Marque sua consulta agora mesmo!