Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Artrose Facetária Cervical

Artrose Facetária Cervical

A artrose facetária cervical é um problema muito comum, principalmente quando começam a surgir os primeiros sinais do tempo. Caracterizada como o processo de degeneração da cartilagem responsável pelo revestimento das articulações, a artrose atinge boa parte da população e precisa do auxílio médico para ter seus sintomas atenuados e até mesmo curados. 

 

O desgaste do revestimento cartilaginoso pode trazer consequências sérias para a sua saúde. Não apenas existe a chance de ter a mobilidade reduzida, como você tende a sofrer mais com dores entre os níveis leve e intenso. Por esse motivo, conhecer as causas, sintomas e principalmente o tratamento para essa condição é a melhor forma de garantir um estilo de vida mais saudável e confortável para você.

 

 

 O que é a artrose?

 

Para entender melhor a artrose facetária cervical, você precisa, antes de mais nada, saber o que exatamente é a artrose. Esse é o nome médico dado para as situações onde a cartilagem que reveste as articulações começa a ser prejudicada. Esse processo inflamatório causa o surgimento de osteófitos, pedaços ósseos que são agregados às estruturas da articulação. 

 

Como consequência, essa articulação fica deformada. A deformação geralmente consiste em um aumento em seu tamanho. No caso da artrose facetária, desenvolve-se a hipertrofia conjunta facetária.

 

Quando surgem os primeiros sintomas, é imprescindível que você marque uma consulta com um ortopedista. Dessa forma, pode-se começar o tratamento o mais rápido possível, evitando que complicações decorrentes da artrose surjam e tornem o quadro do paciente pior e mais difícil de ser tratado. 

 

 

O que é a artrose facetária cervical?

 

Em relação às artroses facetárias, o diagnóstico mais comum entre os pacientes é o de artrose facetária lombar. Isso porque a lombar é a região que mais recebe sobrecargas, principalmente nas articulações L3/4, L4/5 e L5/S1.

 

Em contrapartida, temos também a artrose facetária cervical. Nesse caso, a região mais afetada é o pescoço, causando dores, rigidez e desconfortos gerais para o paciente.  

 

A condição é mais comum em pacientes com idade avançada. Afinal, o envelhecimento causa um desgaste natural da cartilagem que reveste as articulações. Porém, movimentos repetitivos e a sobrecarga também podem causar a inflamação. 

 

 

Quais são as causas da artrose facetária cervical?

 

O envelhecimento da coluna é a principal causa deste problema e acontece com início na fase inflamatória da artrose. Nesta etapa, surgem os primeiros indícios de inflamação, sendo, no primeiro momento, instáveis, mas alcançando níveis estáveis. O tratamento precoce, já neste período, pode impedir a evolução do quadro;

 

Além disso, outros fatores podem contribuir para o envelhecimento da região. Dentre as principais causas, destacam-se:

 

  • Artrite reumatoide;
  • Artrite reativa;
  • Espondilite anquilosante;
  • Espondilolistese;
  • Condromalácia facetária;
  • Pseudogota;
  • Infecção aguda;
  • Infecção crônica;
  • Anomalias genéticas;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Atividades de alto impacto para a região cervical;
  • Traumas/acidentes;
  • atividades repetitivas desfavoráveis à região cervical;
  • Má postura e;
  • Fatores que exercem pressão além do limite nas articulações facetárias cervicais.

 

Identificar a causa do problema é imprescindível para que se adote o tratamento adequado. Por esse motivo, o diagnóstico do ortopedista é o primeiro passo para que você possa recuperar a qualidade de vida e se livrar da artrose.

 

 

Quais são os principais sintomas da artrose facetária cervical?

 

A dor na região do pescoço é o primeiro e principal sintoma da artrose. Essa dor é localizada, mas pode se irradiar por toda a região da coluna. É comum também a ocorrência de espasmos musculares, trazendo a sensação de pequenos choques ao longo de todo o pescoço.

 

Conforme o quadro avança, o paciente pode ter seus movimentos reduzidos. Tentar olhar para trás se torna um movimento doloroso, assim como as flexões do pescoço para cima e para baixo ou para os lados.

 

A dor pode ser ainda mais intensa durante a noite, sendo confundida com a dor muscular que surge ao dormir de mau jeito. Por isso, caso o incômodo seja persistente, procure o ortopedista imediatamente para descartar outros quadros e atenuar os sintomas.

 

 

A artrose facetária cervical tem cura?

 

O tratamento mais comum e indicado no primeiro momento é o conservador, por meio de medicamentos analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Ajustes no estilo de vida, como correção da postura e sessões de fisioterapia, também são indicados para evitar a evolução do quadro. 

 

Caso o tratamento conservador não apresente resultados, o ortopedista pode indicar a intervenção cirúrgica. Como o tratamento pode variar de acordo com cada caso e paciente, é muito importante agendar a consulta inicial com o ortopedista imediatamente para obter o diagnóstico. 

 

A boa notícia é que é sim possível viver sem dor e cuidando melhor das suas articulações. Com o tratamento adequado, você garante um corpo mais forte e saudável, reduzindo os sinais do envelhecimento e melhorando a qualidade de vida. Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Marque sua consulta agora mesmo! 

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp