Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Tumores da coluna vertebral

Tumores da coluna vertebral

Os tumores da coluna vertebral podem até não parecer, mas são uma condição comum para muitos pacientes. Ao ouvir a palavra “tumor”, as pessoas costumam ficar assustadas. Porém, é muito importante que você saiba que nem todo tumor é maligno. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso avaliar o seu caso para chegar ao tratamento correto.

 

E como é feito esse diagnóstico? Com o apoio de um ortopedista!

 

Os tumores na coluna podem ter causas e sintomas variados. Para evitar que o quadro piore, agende a sua consulta o mais rápido possível.

 

 

O que são os tumores da coluna vertebral?

 

Existem diversos tipos de tumores. Os tumores primários da coluna vertebral são aqueles que se originam na própria vértebra, sendo lesões raras benignas ou malignas. Em contrapartida, existem também metástases e tumores hematológicos, diagnósticos mais comuns na ortopedia.

 

 

Tumores benignos

 

Os tumores da coluna vertebral classificados como benignos são lesões estáveis e que têm pouca probabilidade de progressão. Na maioria dos casos, eles não precisam de nenhum tratamento específico. Porém, ainda assim é importante ter o acompanhamento do ortopedista para evitar qualquer tipo de complicação.

 

Os tumores benignos mais comuns são:

 

  • Cisto ósseo aneurismático;
  • Osteoma osteoide;
  • Osteoblastoma;
  • Osteocondroma;
  • Hemangioma e;
  • Cisto de Tarlov.

 

Dentre estes, o hemangioma é o mais comum. Sua origem é no tecido vascular e o tumor pode ser encontrado em cerca de 11% da população, embora a condição seja assintomática. Tratando-se de um tumor benigno, não exige nenhum tratamento específico.

 

Além disso, existe também o granuloma eosinolífico, classificado como uma lesão inflamatória que afeta, principalmente, jovens e crianças. Por último, o diagnóstico pode ser também de um tumor de células gigantes. Apesar de ser um tumor benigno, existe a tendência de crescimento e o ortopedista deve acompanhar e tratar o caso para evitar a progressão do quadro.

 

 

Tumores da coluna vertebral malignos

 

Em contrapartida, os tumores malignos são agressivos e podem se manifestar por meio de diferentes sintomas, como por exemplo:

 

  • Dor;
  • Perda de peso;
  • Limitações de mobilidade;
  • Déficit neurológico;
  • Enfraquecimento e fratura óssea;
  • Metástases.

 

Seu diagnóstico é raro e deve ser feito o mais rápido possível para que o ortopedista possa indicar o melhor tratamento.

 

Os principais tipos de tumores malignos na coluna vertebral são:

 

  • Osteossarcoma: tem origem no tecido ósseo e afeta principalmente adultos;
  • Condrossarcoma: tem origem no tecido cartilaginoso e é raro na coluna;
  • Mieloma Múltiplo: é o tumor maligno mais comum da coluna vertebral. Tem origem relacionada às alterações nas células sanguíneas;
  • Sarcoma de Ewing: é um tumor que afeta principalmente jovens e pode atingir tanto o tecido ósseo como as partes moles que o cercam;
  • Cordoma: tumor maligno que atinge principalmente os indivíduos acima de 60 anos.

 

 

Metástases da coluna vertebral

 

Quando o tumor se dissemina para regiões do corpo diferentes de seu local de origem, a condição recebe o nome clínico de metástase. Nesse caso, existe a progressão da doença oncológica e o tratamento se torna mais agressivo.

 

Como a coluna é o principal local de metástases ósseas, o paciente deve sempre ficar atento aos primeiros sintomas da condição para que a intervenção médica seja realizada o mais cedo possível.

 

Preste atenção principalmente às dores persistentes na coluna vertebral, que pode também irradiar para os braços e pernas, a perda de peso e os sintomas neurológicos. Com qualquer um desses sintomas, você já deve consultar o ortopedista e realizar os exames necessários para chegar ao diagnóstico.

 

 

Quanto custa o tratamento para tumores da coluna vertebral?

 

O diagnóstico dos tumores é realizado por meio da avaliação clínica do ortopedista. Além do exame físico, o profissional se apoia também em exames de imagem, com destaque para as tomografias computadorizadas e ressonância magnética, para chegar à conclusão. Após o diagnóstico de um tumor, é realizada também uma biópsia da massa para verificar se o tumor é benigno ou maligno.

 

Como você viu anteriormente, nem todos os tipos de tumores são agressivos e precisam de tratamentos específicos. Porém, alguns casos envolvem não apenas o uso de medicamentos, mas também podem precisar de cirurgias ou de quimioterapia. Sendo assim, os custos totais com o tratamento podem variar de acordo com cada caso e paciente.

 

Os valores são tratados individualmente entre o ortopedista e seu paciente, sempre com foco na recuperação completa. É importante manter em mente que, por mais assustador que o diagnóstico possa parecer, o auxílio médico é a melhor forma de evitar a progressão do quadro e devolver a sua saúde e o estilo de vida.

 

Por isso, ao perceber qualquer sintoma dos tumores da coluna vertebral, agende sua consulta com o melhor ortopedista especialista em coluna o mais rápido possível. Com todos os cuidados possíveis, você vai dar o primeiro passo em direção à vida mais saudável que você pode levar. Entre em contato!

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp