Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Espondiloliste Lombar

Espondiloliste Lombar

A Espondilolistes é uma condição que acontece quando uma vértebra escorrega para a frente sobre a vértebra abaixo dela. Como consequência, o paciente pode sentir dores intensas e frequentes nas costas e desenvolver desvios de postura.

 

O acompanhamento de um ortopedista é imprescindível para atenuar os sintomas do paciente. Como existem diferentes classificações e causas para espondiloliste, a avaliação clínica é a melhor forma de assegurar o tratamento adequado.

 

Existem alguns tipos de espondilolistes, sendo elas:

 

  • Espondilolistese congênita: quando a condição está presente no nascimento;
  • Espondilolistese ístmica: o tipo mais comum e que acontece quando existe uma fratura óssea em uma estrutura de suporte vertebral;
  • Espondilolistese degenerativa: causada pelo envelhecimento natural do corpo e associada com doença degenerativa do disco, quando os discos perdem hidratação e os ligamentos da coluna passam pelo processo de desgaste;
  • Espondilolistese traumática: ocorre após traumatismo agudo;
  • Espondilolistese patológica: causada por outra doença e;
  • Espondilolistese iatrogênica: causada após a realização de cirurgia.

 

 

Como a espondilolistese lombar se desenvolve?

 

A espondilolistese se desenvolve na região lombar da coluna vertebral. Como a coluna é exposta a diferentes pressões, sendo responsável por carregar o peso do corpo, ela se move em direções diferentes. Podemos girar, dobrar a coluna para frente e realizar diversos outros movimentos.

 

Dessa forma, a combinação do movimento e de carregar o peso do corpo exerce uma tensão excessiva nas vértebras ou em suas estruturas de suporte. Então, uma das vértebras escorrega diretamente sobre a vértebra abaixo.

 

A doença é mais frequente em pacientes com parentes que também tiveram este diagnóstico. Além disso, ginastas e levantadores de peso integram o grupo de risco para esta condição, bem como praticantes de atividades físicas que exigem o carregamento de peso ou até mesmo torções e movimentações repetitivas da região lombar.

 

 

Quais são os principais sintomas da espondilolistese?

 

Os sintomas podem ser variados de acordo com a classificação de cada quadro. Geralmente, os profissionais utilizam uma classificação para determinar a porcentagem de escorregamento da vértebra, de acordo com os seguintes critérios:

 

  • Grau I: Menos de 25% de escorregamento;
  • Grau II: 25% à 49% de escorregamento;
  • Grau III: 50% à 74% de escorregamento;
  • Grau IV: 75% à 99% de escorregamento e;
  • Grau V: nesse caso, a vértebra caiu para frente da vértebra abaixo dela. Sendo assim, este é o tipo mais grave de espondilolistese e é denominado espondiloptose.

 

Independentemente da gravidade do quadro, a dor na região lombar é o primeiro e mais comum sintoma. Porém, nem todos os pacientes são sintomáticos e é possível que se descubra a doença apenas após a realização de exames de imagem.

 

Em contrapartida, quando o paciente apresenta sintomas, estes são os mais comuns:

 

  • Dor na região lombar, nos glúteos, coxas ou pernas;
  • Fraqueza;
  • Dificuldades para controlar as funções do intestino e da bexiga;
  • Rigidez na região lombar;
  • Encurtamento dos músculos na região posterior da coxa e;
  • Sensação de que existe algo “solto” entre a coluna lombar e a bacia.

 

 

Como é feito o diagnóstico da espondilolistese lombar?

 

O diagnóstico desta condição deve sempre ser feito por um ortopedista especializado em coluna. Na primeira consulta, o médico vai realizar os testes clínicos para entender o grau e a origem do quadro.

 

Em complemento, o médico solicita também alguns exames de imagem para sustentar o diagnóstico e indicar o melhor plano de tratamento. A radiografia já pode ser o suficiente para diagnosticar a doença, mas outros exames podem ser solicitados.

 

 

Qual é o tratamento para a espondilolistese lombar?

 

O tratamento vai depender dos sintomas de cada paciente. No caso de quadros assintomáticos, o fortalecimento muscular, a prática de atividades físicas e a boa postura já são o suficiente para evitar a progressão da doença.

 

Em contrapartida, pacientes com dor lombar ou que irradia para os outros membros podem receber tratamentos mais específicos. O uso de medicamentos pode aliviar os sintomas, bem como a realização de exercícios para fortalecimento muscular e readequação da postura.

 

Em casos raros, o ortopedista pode indicar também a cirurgia, geralmente realizada por meio de procedimentos como artrodese ou através da fusão vertebral. O objetivo da cirurgia é restaurar as funções da coluna e garantir uma estrutura mais estável.

 

 

Quanto custa o tratamento para espondiolistese lombar?

 

Como o tratamento pode variar de acordo com cada caso e paciente, os valores devem ser tratados diretamente com o ortopedista. Durante a primeira consulta, o médico vai entender melhor o seu histórico e solicitar todos os exames necessários para chegar ao diagnóstico. Em seguida, ele vai apresentar o tratamento personalizado para as suas necessidades, garantindo uma recuperação completa e a redução dos sintomas que podem atrapalhar o cotidiano.

 

Para saber mais sobre a condição e começar a cuidar melhor da sua saúde, aproveite agora mesmo para agendar a sua consulta com o melhor ortopedista especialista em coluna da região!

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale com o Dr Kauê Gimenes

Clique para Tirar suas Dúvidas