Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Fratura na Coluna

Fratura na Coluna

A fratura na coluna pode acontecer por conta de diversos motivos, desde condições que enfraquecem os ossos até eventos traumáticos – como quedas e outros tipos de acidentes. Independentemente de qual é a causa do problema, essas fraturas são muito dolorosas e, quando não tratadas, podem trazer complicações severas para os pacientes.

 

O problema é que muitos sintomas, como a dor, são negligenciados pelas pessoas. Afinal, elas acreditam que a dor vai passar em pouco dias. Ou pior: elas usam medicamentos analgésicos por conta própria e não investigam a causa real do problema. Dessa forma, a fratura pode se desenvolver para algo mais complicado.

 

Justamente por esse motivo, é muito importante que você conheça os principais sintomas de que algo não está certo na sua coluna e procure o melhor ortopedista da região imediatamente, tratando o quadro antes que ele se torne pior!

 

 

O que é a fratura na coluna?

 

Geralmente, as fraturas na coluna vertebral acontecem após traumatismos, como quedas, impactos, acidentes de carro e outros eventos que causam lesões na coluna. Em contrapartida, elas também podem acontecer sem um trauma, quando o paciente apresenta alguma condição que enfraquece os ossos. Por exemplo, a osteoporose.

 

O local mais comum de fraturas é a região tóraco-lombar (T12-L1). Isso porque a região é uma transição entre a coluna torácica, mais rígida e estável, e a coluna lombar, com uma mobilidade maior.

 

É possível acontecer ainda um politrauma, caracterizado por outras lesões associadas. Nesse caso, os sintomas costumam ser mais intensos.

 

 

Quais são os tipos de fratura na coluna?

 

Fratura por compressão

 

A fratura por compressão ocorre com mais frequência em pacientes com osteoporose ou neoplasias. Elas são causadas pela insuficiência óssea e não são decorrentes de um trauma.

 

Fratura por explosão

 

Já a fratura por explosão é caracterizada pelo trauma e acontece quando a vértebra é esmagada por alguma força externa. Ela é fraturada em mais de um lugar e os fragmentos podem comprimir o canal vertebral, causando mais instabilidade nos pacientes.

 

Fratura por flexão-distração

 

A fratura na coluna por flexão-distração é comum em acidentes de carro, visto que o corpo é projetado para a frente. Como a coluna se flexiona muito rápido e, em seguida, desacelera, gera-se o mecanismo combinado de flexão-distração.

 

Fratura-luxação

 

A luxação é conhecida por apresentar um desalinhamento significativo da coluna. Portanto, além da lesão óssea, o paciente também passou pelo deslocamento da coluna, apresentando um quadro de fratura instável.

 

 

Quais são os principais sintomas da fratura na coluna?

A dor é o primeiro e principal sintoma, variando de acordo com o tipo e localização da fratura. Logo após o trauma, é importante consultar imediatamente o ortopedista para que ele possa fazer a avaliação da lesão. Essa dor pode ser local ou irradiar para outros membros do corpo. Além disso, o paciente pode perceber inchaços no local machucado.

 

Outros sintomas comuns da fratura surgem quando existe alguma lesão neurológica associada, incluindo:

 

  • Fraqueza nos braços ou pernas;
  • Sensação de dormência;
  • Dor irradiada para algum membro (radiculopatia);
  • Problemas no intestino/bexiga (retenção ou incontinência) e;
  • Dificuldade para andar.

 

As fraturas associadas às lesões neurológicas são consideradas graves e precisam da intervenção médica o mais rápido possível.

 

 

Como é o tratamento da fratura da coluna?

 

O tratamento depende da gravidade de cada caso. Fraturas mais leves podem ser tratadas com a indicação de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Porém, é importante que você só tome remédios após a prescrição médica para evitar qualquer complicação subsequente.

 

Em alguns casos, o ortopedista pode indicar o uso de coletes para fraturas estáveis e que não precisam de cirurgia. O modelo do colete também vai variar de acordo com cada caso e as medidas do paciente, sendo mantidos até que a coluna recupere sua estabilidade.

 

Por último, fraturas severas na coluna podem receber a indicação de tratamento cirúrgico. O procedimento é reservado para lesões instáveis ou associadas às lesões neurológicas, podendo variar entre procedimentos minimamente invasivos e procedimentos tradicionais. Tudo vai depender da indicação do ortopedista!

 

Como o tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso particular, os valores também não são fixos e devem ser discutidos diretamente com o paciente. Por isso, o primeiro passo ao perceber os sintomas da fratura deve sempre ser o agendamento de uma consulta inicial com o ortopedista.

 

Nesse momento, o médico vai realizar o exame físico e solicitar exames de imagem complementares para atestar o diagnóstico. Após a avaliação, será possível indicar o melhor plano de tratamento para garantir a recuperação completa do paciente, aliviando os sintomas e evitando o surgimento de complicações mais severas.

 

Quer saber mais sobre a fratura na coluna e se livrar da dor de uma vez por todas? Aproveite agora mesmo para marcar sua consulta com o melhor ortopedista especialista em coluna!

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Dr. Kaue Paschoaletto Gimenes - Doctoralia

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale com o Dr Kauê Gimenes

Clique para Tirar suas Dúvidas