Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Infiltração em cotovelo

Infiltração em cotovelo

Você já ouviu falar em infiltração no cotovelo?

 

 

O que é a infiltração em cotovelo?

 

A infiltração é um procedimento por meio do qual o ortopedista aplica produtos injetáveis em tecidos ou em uma área anatômica. A medicação pode ser aplicada em qualquer parte do sistema muscular e esquelético, como os tendões, músculos, ligamentos, articulações e etc. O objetivo do tratamento é tratar patologias, principalmente no segmento esportivo.

 

O procedimento começa com a injeção de um anestésico local nos cotovelos. Em seguida, aplica-se medicamentos para reduzir a dor ou incentivar a recuperação de inflamações e lesões. A injeção é chamada de infiltração.

 

O procedimento deve sempre ser feito por um especialista para que seja seguro. A prática inadequada da infiltração pode trazer consequências muito sérias para os pacientes.

 

 

Quando eu devo pensar em infiltração no cotovelo?

 

Geralmente, a infiltração é indicada no caso de doenças e dores articulares, causando incômodos intensos para o paciente. O tratamento também é indicado para osteoartrites, contusões na prática de atividades físicas, processos inflamatórios como a tendinite e mais.

 

Justamente por esse motivo, o primeiro passo para determinar se a infiltração é a melhor opção no seu caso é agendar uma consulta com o ortopedista. Neste primeiro momento, o profissional vai avaliar não apenas o seu quadro, mas também o seu histórico médico e as particularidades do seu próprio organismo para determinar os melhores protocolos de tratamento.

 

Além do exame físico e histórico médico, o ortopedista pode solicitar ainda exames de imagem, como o ultrassom, para verificar a localização de possíveis lesões e a região de aplicação das injeções.

 

 

Quais são os produtos utilizados para infiltração?

 

Anestésico local

 

O anestésico é recomendado no caso de dores crônicas e severas ou quando existe a necessidade de um teste de anestésico terapêutico. Sua ação pode ser prolongada e precisa de exames específicos para determinar a causa da dor e excluir outras opções de tratamento.

 

Viscosuplementação

 

A viscosuplementação consiste em uma infiltração em cotovelo derivada do ácido hialurônico. Seu objetivo é criar uma película protetora para evitar a progressão de osteoartrite e astrose nas articulações, além de aliviar as dores de ortoartrite do joelho.

 

Essas são as principais substâncias utilizadas no procedimento, mas outros produtos podem ser combinados para atingir os objetivos desejados com o tratamento. Tudo vai depender da indicação do ortopedista!

 

 

Existem contraindicações para a infiltração em cotovelo?

 

Como a infiltração é caracterizada como um procedimento médico, existem alguns pontos de atenção que devem ser observados antes de sua realização. Quando o paciente apresenta quadros de infecção ou febre, o ortopedista deve adiar a aplicação da injeção para que ela não apresente nenhum efeito colateral recorrente.

 

Além disso, é imprescindível verificar a existência de alergias às substâncias utilizadas na infiltração. No caso de diabéticos, existem medicamentos que podem interferir na quantidade de açúcar do sangue. Por isso, o médico deve acompanhar de perto o procedimento nestes pacientes para monitorar a glicose sanguínea.

 

Grávidas e puérperas também não são indicadas para as infiltrações. Por último, pacientes que fazem uso de anticoagulantes, como a heparina ou warfarina, ou anti-plaquetários, como aspirina e plavix, também devem evitar o procedimento devido ao risco de um hematoma punção.

 

De forma geral, não existem muitas contraindicações para a infiltração em cotovelo. Ainda assim, nunca é demais ressaltar que o procedimento deve ser realizado somente após a avaliação minuciosa do ortopedista e segundo as indicações determinadas por este profissional.

 

Além de tomar as precauções necessárias, o médico também vai ajustar a injeção de acordo com as suas necessidades, aumentando as chances de que se chegue ao resultado desejado.

 

 

Quais são os riscos da infiltração em cotovelo?

 

Assim como qualquer procedimento médico, a infiltração também conta com alguns riscos, embora seus índices de infecção sejam muito baixos, girando em torno de 1 em 70.000 casos.

 

 

Caso o paciente tenha febre ou perceba inflamações na região injetada, é imprescindível que você avise o médico imediatamente. Em alguns casos, existe ainda a chance de sinovite reacional. Porém, a condição costuma se resolver sozinha, no prazo de 24 a 48 horas. Caso os sintomas sejam persistentes, consulte o seu médico para que ele possa avaliar o quadro.

 

 

Quanto custa a infiltração em cotovelo?

 

O custo do tratamento pode variar de acordo com cada caso e é sempre tratado diretamente com o paciente. A infiltração pode ser uma excelente solução para os mais diversos problemas e, por isso, quem tiver interesse no procedimento deve, antes de mais nada, agendar uma consulta com um ortopedista especializado neste tipo de tratamento.

 

Além de entender melhor suas necessidades particulares, o médico com experiência de mercado será capaz de adaptar as injeções para o seu organismo e acompanhar a evolução do tratamento minuciosamente. Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Entre em contato para agendar sua consulta inicial com o melhor ortopedista da região agora mesmo!

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate
Jardim dos Estados, Campo Grande - MS

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp