Sente dores no ombro ou cotovelo? Agende conosco - Seg à Sex - 08:00h - 19:00h

Fratura da Cabeça do Rádio

Fratura da Cabeça do Rádio

Tentar amortecer uma queda com os braços pode ocasionar um deslocamento do cotovelo. Apesar de ser instintivo, essa manobra pode ser muito perigosa, pois também pode quebrar o osso menor em seu antebraço, chamado rádio. Nessa região do cotovelo, às vezes, ocorrem fraturas na ponta do rádio, chamadas de fratura da cabeça do rádio.

 

As fraturas da cabeça do rádio, que ocorrem em grande parte das lesões agudas do cotovelo, são lesões muito comuns. As fraturas da cabeça do rádio também costumam estar envolvidas em várias luxações do cotovelo.

 

Em mulheres, as fraturas da cabeça do rádio são mais comuns do que nos homens e têm maior probabilidade de ocorrer em pessoas entre 30 e 40 anos.

 

 

Alguns sintomas da fratura da cabeça do rádio

 

Os sinais mais comuns de uma fratura da cabeça do rádio incluem:

 

  • Dor do lado de fora do cotovelo
  • Inchaço na articulação do cotovelo
  • Limitação dos movimentos do antebraço
  • Falha ou dificuldade em girar o antebraço

 

 

Características

 

O paciente pode relatar vários níveis diferentes ​​de inchaço, hematomas e dor no cotovelo. À inspeção feita pelo ortopedista pode identificar sensibilidade à palpação na face lateral do cotovelo e da cabeça do rádio, dor ao realizar movimento de supinação e pronação. Deslocamento ou rigidez no cotovelo são outras características clínicas.

 

Outras lesões associadas à queda com a mão estendida incluem lesões no ligamento e ossos do punho e fraturas ou luxação da cabeça do rádio. As articulações do ombro e punho devem, portanto, também devem ser examinadas.

 

 

Procedimentos adotados

 

O tratamento geralmente é determinado dependendo gravidade da fratura, revelada pelo exame de imagem. Além da parte óssea, é preciso certificar que se ouve comprometimento neuro vascular ou quaisquer bloqueios mecânicos do movimento do cotovelo.

 

A classificação da fratura na cabeça do rádio pode ser classificada da seguinte maneira:

 

Lesões do tipo 1 - tratadas não operativamente com um curto período de imobilização da tipoia, seguido por mobilização precoce

 

Lesões do tipo 2 - devem ser tratadas de acordo com uma lesão de tipo 1 se não houver bloqueio mecânico, caso haja, elas podem exigir procedimento cirúrgico.

 

Lesões do tipo 3 - quase sempre requerem cirurgia, seja por meio de ORIF ou excisão ou substituição da cabeça do rádio.

 

Após uma fratura da cabeça do rádio, ou até mesmo algum trauma seguido de desconforto prolongado, os pacientes devem procurar um bom ortopedista especialista em cotovelos para uma avaliação.

 

 

Complicações da fratura da cabeça do rádio

 

A rigidez dos cotovelos é uma das complicações mais temidas quando ocorre esse tipo de lesão. Ela pode ocorrer pela cicatrização inadequada da articulação com formação de fibrose ou pelo mau posicionamento dos fragmentos ósseos calcificados.

 

O melhor tratamento para a rigidez do cotovelo, sem dúvida, é a prevenção. Mesmo após o tratamento estabelecido, entretanto, existem indicações precisas para procedimentos, infiltrações, artroscopia, liberações, órteses, etc. para cada caso.

 

Portanto, se você sentir desconforto ou incapacidade de mover o braço de alguma forma após sofrer alguma queda, consulte um ortopedista especialista o mais rápido possível. Porque esperar a procura de um profissional atrasa o diagnóstico, o tratamento e dificulta uma boa recuperação.

(67) 99931-0077

kauegimenes6600@gmail.com

End. Rua Alagoas , 396, sala 902 , Edifício Atrium Corporate, Jardim dos Estados
Campo Grande - MS

Entre em contato e tire suas dúvidas!

Convênios Ortopédicos

Convênio Bradesco Saúde
Convênio CASSEMS
Convênio Força Aérea Brasileira
Convênio FUSEX
Convênio GEAP Saúde
Convênio IMPCG
Convênio Marinha do Brasil
Convênio OMINT
Convênio Santa Casa Saúde
Convênio Saúde CAIXA
Convênio UFMS
Convênio Unimed

Horários


Segunda-Feira

Terça-Feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

Sábado

Domingo

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

08:00h - 19:00h

Fechado

Fechado

Endereço Clínica Dr. Kaue Gimenes Ortopedista
Feito com ♥ e estratégia por Sunset Agência de Marketing - 2020

Fale Conosco!

Clique para chamar no WhatsApp